Consultoria & Projetos
  • Elaboração de Planos de Inspeção de Vistorias de Docagem para as plataformas P-I, P-III, P-IV, P-V, P-VI e P-59 dentro do escopo do Contrato GIEN Petrobras – ABS;
  • Elaboração de Planos de Inspeção de Vistorias Especiais de Final de Ciclo para as plataformas P-I, P-III, P-IV, P-V e P-VI, dentro do escopo do Contrato GIEN Petrobras – ABS;
  • Execução e acompanhamento de Provas de Inclinação das Plataformas P-IV e P-III e P-59 dentro do escopo do Contrato GIEN Petrobras – ABS;
  • Elaboração de Memoriais descritivos para contratação de obras de instalação de Sistemas de Tratamento de Efluentes sanitários das plataformas P-I, P-III, P-IV dentro do escopo do Contrato GIEN Petrobras – ABS;
  • Elaboração de Memoriais descritivos para contratação de obras de upgrade de sistemas de ventilação nas plataformas P-IV e P-III, dentro do escopo do Contrato GIEN Petrobras – ABS;
  • Consultoria naval especializada offshore de aplicação de requisitos MODU para as plataformas da US/SAE;
  • Projeto e acompanhamento de execução de jumborização de cinco balsas fluviais para transporte de granéis para Icofort Agroindustrial Ltda;
  • Elaboração de Estudos de Estabilidade e viabilidade para flutuantes e balsas com guindastes da C.N.O. para obras do Porto FORD em Aratu;
  • Projeto de instalação de Guindaste offshore Marathon Letourneau PCM 120 na balsa “BARTIRA II” da Belov Engenharia;
  • Projeto de Instalação de Guindaste para 22 toneladas na Balsa CAMARÉ II da Belov Engenharia;
  • Projeto de Conversão do antigo navio “Hermasa Plataforma” na Balsa Offshore “BELOV ITAPOÔ, medindo 63,0 x 26,0 x 3,80m, classificação RINA e na balsa “BELOV ONDINA”, medindo 32,8 x 26,0 x 2,6 m, não classificada.
  • Projeto de Conversão do antigo navio gaseiro “Jataí” na Balsa de uso misto “BELOV PIATÔ, medindo 66,5 x 16,5 x 3,75 m, classificação RBNA;
  • Verificação e harmonização de Projeto de jumborização do rebocador portuário “BELOV PITUBA”, medindo 27,0 x 7,8 x 3,6m, classificação RBNA;
  • Elaboração e padronização de documentação técnica das embarcações e meios flutuantes da Belov Engenharia;
  • Responsabilidade Técnica do estaleiro TECNA (Dolphin Catamarans) em Aracaju especializado em catamarãs de recreio e de transporte de passageiros, entre 1997 e 2009;
  • Execução de Estudos de estabilidade para embarcações de passageiros construídas pela TECNA, bem como emissão de documentação técnica de Marinha de todas as embarcações construídas pelo estaleiro;
  • Projeto do rebocador de apoio portuário “TIKI” da Belov Engenharia;
  • Projeto de Balsa para transporte de carga no convés “ILHA DAS CANAS II” para Belov Engenharia;
  • Estudo de Estabilidade para reboque do “Dolfin 17” para Belov Engenharia;
  • Assessor  técnico da COMAB – Consórcio Marítimo da Bahia, entre outubro de 1995 e outubro de 2000, responsável pela execução de diversos serviços técnicos, conforme descrito a seguir:

 

  • Supervisão das obras de re-motorização dos ferries “Agenor Gordilho” e “Juracy Magalhães Jr.” Substituídos os motores Villares por Wartsila UD23
  • Elaboração de Estudos de Estabilidade, novos planos e documentos técnicos para aumento de lotação para 800 passageiros nos ferries “Mont Serrat”& “Vera Cruz”;
  • Rearqueação e re-cálculo de borda livre dos ferries “Agenor Gordilho”/ “Juracy Magalhães” , “Mont Serrat” / “Vera Cruz”;
  • Projeto de modificação estrutural  e instalação de acesso e rampas para os flutuantes “COMAB 1” e “COMAB 2”;
  • Elaboração de estudo de estabilidade e novos planos para aumento de lotação para 1000 passageiros no ferry “Baía de Todos os Santos”, aprovados pelo DNV;
  • Elaboração de estudos de estabilidade, novos planos e documentos técnicos para aumento de lotação de 600 para 800 passageiros nos ferries “Ipuaçu”, “Rio Paraguaçu”, “Maria Bethania” e “Gal Costa”;
  • Estudo de viabilidade operacional do ferry “Baía de Todos os Santos” para operação nos Terminais de São Joaquim e Bom Despacho, bem como coordenação das adaptações na gavetas dos Terminais.
  • Elaboração de critérios de avaliação e pontuação técnica de propostas de fornecimento de embarcações do tipo “ferry-boat” para a AGERBA para licitação Internacional ocorrida em 2013;
  • Análise das propostas de fornecimento das embarcações do tipo “ferry-boat” para AGERBA decorrente de licitação internacional ocorrida em 2013;
  • Assessor e Consultor Técnico da Companhia de Navegação Bahiana entre Julho de 1989 e Outubro de 1995, responsável pelo Estudo de Viabilidade Técnica (estabilidade) de duplicação de conveses dos ferries “Juracy Magalhães” e “Agenor Gordilho”, bem como elaboração de Editais para Oferta de Motores para remotorização dos mesmos ferries em 1994/95; Análise técnica de embarcações oferecidas para afretamento entre 1989/90.
Vistorias Navais & Fiscalização
  • Fiscalização das Obras de recuperação e reforma do ferry boat “Agenor Gordilho” para a AGERBA – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos , em contrato com a CONSUNAV Consultoria e Projetos Navais entre Agosto 2005 a Fevereiro 2006;
  • Fiscalização das obras de docagem e reforma do ferry boat “Ipuaçu” para a AGERBA – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos , em contrato com a CONSUNAV Consultoria e Projetos Navais entre Agosto e Dezembro de 2004.
  • Fiscalização das obras de modernização de ferries Maria Bethânia e Gal Costa para a AGERBA – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos entre Janeiro de 2001 e Julho de 02 em contrato com a CONSUNAV Consultoria e Projetos Navais;
  • Supervisão de desembarques de cargas especiais do tipo HEAVY LIFT para o Grupo ALLIANZ das Termoelétricas TERMOBAHIA Camaçari entre Dezembro de 2001 e Maio de 2002;
  • Supervisão e acompanhamento dos desembarques da Planta da MONSANTO Camaçari através do Grupo José Rubem em nome do Grupo ALLIANZ;
  • Marine Surveyor (Hull & Cargo) credenciado pelo LLoyds entre Janeiro de 1999 e Julho de 2002;
  • Vistorias Navais de diversos tipos, pela NAVALTECH e CONSUNAV , sendo as mais comuns:
  • ON HIRE & SUITABILITY;
  • OFF HIRE/REDELIVERY;
  • DRAFT SURVEYS;
  • BUNKER SURVEYS;
  • ULLAGE SURVEYS - Petróleo, químicos e gasosos;
  • DAMAGE  SURVEYS;
  • STUFFING - cargas especiais, para MITSUI LINES O.S.K.
  • Quantificação de cargas líquidas e sólidas a granel, importadas ou a exportar, nos portos da Baía de Todos os Santos, como engenheiro naval credenciado da RECEITA FEDERAL em Salvador,entre Janeiro de 1990 e Julho de 1995;
  • Vistoriador Naval Principal do Escritório Regional do BUREAU VERITAS em Salvador, executando Vistorias de Classe e Estatutárias de Navios e  plataformas  offshore no Nordeste, acumulando funções de gerente da Filial, entre Julho de 1985 e Dezembro de 1989.
Planejamento

§  Elaboração de Orçamento, Cronograma, Memorial Descritivo e Planilha de Serviços para docagem do navio draga “LITHO ONE” da Fertimar Mineração Ltda.

§  Elaboração de Orçamento, Cronograma e Planilha de Serviços para a recuperação do ferry boat “Agenor Gordilho” para a AGERBA – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos da Bahia, em contrato com a CONSUNAV Consultoria e Projetos Navais entre Agosto 2005 a Fevereiro 2006;

§   Elaboração de Orçamento, Cronograma e Planilha de Serviços para a recuperação do ferry boat “Ipuaçu” para a AGERBA – Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos da Bahia, em contrato com a CONSUNAV Consultoria e Projetos Navais entre Agosto e Dezembro de 2004.

Experiência Acadêmica
  • Professor do Curso de Especialização em  Engenharia Naval da UFBA, nas disciplinas de Arquitetura Naval I, Legislação & Normas e Construção Naval II, entre 2009 e 2010;
  • Professor do Curso Interno de Formação  dos Técnicos de Estabilidade para plataformas Jack up da Petrobrás, no segundo semestre de 2009 ;
  • Professor da Disciplina “Sociedades Classificadoras & Legislação” do Curso PROMINP-UFBA de Engenheiros de Condicionamento e Comissionamento 2008;
  • Professor do Curso de Formação de Inspetores de Avarias para FUNEMSEG em 2003,  com carga horária de 30 horas aula;
  • Professor do Curso Interno sobre “Critérios de inspeção de Containers conforme IICL V” para  funcionários da Hamburg Sud do Brasil e Terminal Agua de Meninos, com carga horária de 20 horas-aula ;
  • Professor do Curso interno para formação de mão-de-obra especializada em inspeção de contêineres para a Intermarítima Terminais, com carga horária de 42 horas-aula.
Palestras
  • Palestra sobre “Classificação e Sociedades Classificadoras” em Seminário Naval da UFBA em 2005;
  • Palestras sobre Gerenciamento da Mudança”, “GIEN” , “Sistemas GFIC” , “Classificação & Classificadorasdentro do escopo do Contrato GIEN Petrobras ABS, realizadas nos Workshops GIEN realizados pela Petrobras.